Quando iniciar a terapia de casal?

Home / Quando iniciar a terapia de casal?

A melhor hora para começar é quando o casal identifica uma dificuldade na relação a dois e que não está conseguindo resolver ou teme que piore. Afinal, a terapia pode ser curativa ou preventiva.

A terapia de casal pode ocorrer de forma preventiva, pelo interesse de ambos em melhorar algum ponto específico de suas vidas em comum, observar sua dinâmica na perspectiva de melhora, ponderar sobre escolhas e decisões, entre outros. Dessa maneira, ela pode iniciar antes mesmo que ocorram problemas na relação.

Quando algumas insatisfações interferem na relação sem que algum evento mais significativo tenha acontecido, ou quando já aconteceu algo que gere uma demanda mais urgente a ser tratada — como problemas de comunicação, mudanças no ciclo de vida, situações traumáticas e discordâncias nos objetivos — já é interessante dar início à terapia.

Portanto, ela não precisa ser buscada apenas em momentos onde é considerada o último recurso, como antes de uma separação ou divórcio. Mesmo se essa ruptura, durante o processo terapêutico, for compreendida pelo casal como melhor alternativa de vida para ambos, a terapia pode ser benéfica para que ela ocorra de maneira amigável, principalmente quando se trata de um relacionamento de longa data.

Vamos falar um pouco mais sobre algumas situações que, com frequência, levam as pessoas a buscarem por terapia de casal. Temas tratados sempre nas clínicas com casais. Como salientamos anteriormente, não existem regras para buscar o atendimento, sendo uma escolha dos indivíduos reconhecer quando é ou não o momento certo.

Todo relacionamento está sujeito a períodos de turbulência, alguns podem ser mais críticos que outros e as tentativas pessoais para manter a conexão entre o casal podem não sair como o planejado.

Quando as brigas em torno de um mesmo tema se tornam frequentes e repetitivas, talvez um psicólogo de casal possa ajudar a superar esta fase de conflitos de maneira mais harmoniosa. Não é necessário esperar que a terapia se torno o último recurso para salvar o casamento, o casal pode iniciar o processo psicoterapêutico como uma ferramenta de auxílio em pequenos conflitos, ajudar na comunicação, melhorar a sexualidade, entre muitos outros fatores para um relacionamento saudável e feliz.

  • Posts Recentes


Nossa missão é cuidar de você… Sua saúde mental importa, e é um bem essencial!
Conte com a gente.

Abrir conversa
Olá 👋
Podemos te ajudar?