A terapia para casais pode trazer muitos benefícios para a vida conjugal a partir do momento em que os cônjuges trabalhem habilidades de negociar e aprender a equilibrar as diferenças individuais dentro da relação, de compartilhar responsabilidades e desenvolver estratégias para manter e fortalecer o compromisso, se esse for o desejo deles.
Ela é efetiva e tem sido cada vez mais procurada pelas pessoas. Antes de finalizar um relacionamento, muitas vezes duradouro, converse com seu companheiro. Ponderem juntos sobre a possibilidade de fazer uma terapia de casal para elucidar melhor as questões de insatisfação e procurar um manejo possível para elas.
O acompanhamento psicológico do casal é um importante instrumento de ampliação da consciência e amadurecimento do relacionamento no sentido de uma vida mais harmônica e funcional. Em alguns processos terapêuticos, o casal pode chegar a decidir que o melhor caminho para si é não continuar como casal. Isto significa que a terapia não obteve êxito?
Não, pois se essa é a decisão que trará mais liberdade e satisfação para a vida de cada uma das partes envolvidas, então ela pode ser uma alternativa viável para os clientes. Nesses casos, a terapia de casal pode promover um suporte para que esse momento de ruptura e reorganização da vida ocorra de maneira amigável para ambos.
Em um espaço de sigilo e respeito, o casal será acolhido por um psicólogo que poderá escutar de forma ativa às queixas e demandas do casal, atuando como mediador e facilitador do diálogo, além de ajudar o casal a reconhecer suas necessidades e motivos de conflito.
Com o auxílio do profissional, o casal será capaz de entender melhor o papel de cada um dentro da relação que ambos estabeleceram, assim como cada um pode atuar na solução dos problemas que identificaram.
Vale ressaltar que ao profissional terapeuta não cabe tomar qualquer decisão sobre a vida do casal ou julgar as situações colocadas pelo casal durante o processo terapêutico. Através da terapia, o casal se tornará capaz de tomar a decisão e o direcionamento que julgarem melhor para si mesmos.
Apesar de realizar as sessões de forma conjunta, durante a terapia, cada indivíduo se tornará capaz de identificar as próprias angústias de forma separada, permitindo que o casal prossiga a dois com maior flexibilidade e tranquilidade.
Nossa missão é cuidar de você… Sua saúde mental importa, e é um bem essencial!
Conte com a gente.