O QUE SÃO DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS?

Home / O QUE SÃO DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS?

O QUE SÃO DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS?

Há uma ligação direta entre corpo e mente, mas será possível que nossa mente seja capaz de produzir uma doença física? Falaremos um pouco mais a respeito no post de hoje.

 

VOCÊ SABE O QUE SÃO DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS?

Doenças Psicossomáticas são um tipo de desordem física no corpo originada ou agravada pela mente ou por processos emocionais do indivíduo. A dor emocional não nomeada pode tornar-se em uma doença física. As emoções quando não são devidamente trabalhadas e elucidadas, podem influenciar e afetar a harmonia da relação corpo e mente.

Cada pessoa reage de um jeito a uma doença, cada sujeito, independente de sua predisposição genética, sua história de vida ou o contexto em que está inserido, tem uma maneira singular de lidar e somatizar seus traumas.  Diante de alguma crise ou situação traumática, o sujeito pode apresentar sintomas orgânicos, mas que são de cunho emocional. Em face da dificuldade em resolver algum conflito de ordem inconsciente, surgem os sintomas no corpo e as doenças psíquicas. Quando tais conflitos se tornam muito intensos e repetitivos, geram uma tensão, que procura ter vazão na somatização e nas emoções, com o intuito de buscar o equilíbrio psíquico.

O que gera e o que de fato é o tal conflito, muitas vezes não é claro, por isso ressalta-se a necessidade de buscar ajuda profissional, tanto de um médico convencional, para tratar os sintomas físicos, quanto de um psicólogo, para tratar das questões inconscientes e emocionais. Este último, almeja sim o alívio do sintoma, mas principalmente fazer com que o sujeito reconheça, elabore e ressignifique tais sintomas.

Há ainda uma grande dificuldade em compreender e associar um sintoma orgânico (no corpo) a uma causa psicológica, o que dificulta e atrasa o tratamento adequado. O sujeito começa a apresentar diversos sintomas físicos em diferentes partes do corpo, procura ajuda de um médico, faz exames, passa pelo chamado diagnóstico de exclusão e não encontra nenhuma doença ou alteração bioquímica/ orgânica. Continua apresentando os sintomas e pode ser que note o agravamento desses sintomas diante de situações de estresse e /ou pressão emocional, só assim, depois de percorrer um longo caminho é que cogitam a possibilidade de ser uma doença psicossomática.

 


 

CAUSAS:

Qualquer pessoa pode ser atingida, basta ter um gatilho, não importa o que seja. Posso citar: predisposição pessoal, a interação mente e corpo, além da reação do indivíduo frente a situações cotidianas. Doenças como ansiedade, depressão, estresse podem facilitar o aparecimento da somatização, além de situações e eventos da vida que contribuem para o desenvolvimento, tais como: Excesso de trabalho; vítimas de abuso sexual, violência física e psicológica.

 

SINTOMAS:

As doenças psicossomáticas podem se manifestar de diversas formas, tanto em sintomas físicos como psicológicos. São alguns sintomas psicológicos: Irritabilidade, exaustão, falta de interesse por atividades da vida diária, tristeza ansiedade, etc…

Alguns sintomas físicos, embora sejam muito vastos, trago alguns para ilustrar: Alergias, má digestão, fadiga, dores de cabeça, insônia, gastrite, asma, etc…

Vivemos em uma sociedade onde existe pressão por todos os lados: Trânsito caótico, vida corrida, grandes cidades, conflitos familiares, problemas no trabalho… Associado a falta de conhecimento sobre as próprias emoções dificulta e atrasa o tratamento adequado, o corpo não consegue expressar o que não conseguimos ver: desejos, paixões, repressões e assim, surgem os sintomas… Falando especificamente sobre a parte psicológica, o ideal seria buscar ajuda antes mesmo dos sintomas se agravarem ou começarem a atrapalhar suas atividades de vida diária, por isso buscamos aqui democratizar o acesso a psicoterapia. Cuidando da saúde emocional, conhecendo bem sua história de vida, suas emoções e lidando com os conflitos, é possível controlar a forma de reação diante de situações adversas e assim, criando uma espécie de proteção interna.

 


Lais Araujo - Psicóloga CRP 04/46025

 

Cuidar da sua saúde emocional é importantíssimo para encontrar o seu ponto de equilíbrio.

Gostaria de tirar uma dúvida ou agendar uma consulta? Estamos aqui para te ajudar! O nosso time também está à disposição no WhatsApp para tirar suas dúvidas.

Está sofrendo com problemas psicológicos? Fale com um de nossos especialistas :

Clínica de Psicologia Basiléia


 


Laís Araújo é psicóloga clínica, graduada pela FEAD/ MG – Faculdade Arnaldo em 2015.

Atualmente, se dedica ao atendimento clínico presencial / online de crianças, adolescentes e adultos,  se colocando à disposição para conhecer suas histórias de vida, ouvir, acolher e cuidar.

Deixe Seu Comentário Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir conversa
Olá 👋
Podemos te ajudar?