“Quis mostrar visualmente essa angústia para quem nunca a sofreu”, disse Douglas Amorim.
AVISO: este post contém imagens sensíveis sobre suicídio.
O ensaio fotográfico “Intimidade Depressiva” foi a forma que o psicólogo Douglas Amorim, de Cuiabá (MT), encontrou para chamar a atenção para o tema das doenças mentais e do suicídio.
O objetivo foi criar empatia e informar sobre doenças mentais que podem levar ao suicídio. “Quis fazer as pessoas que sofrem se sentirem traduzidas e impelidas a buscar ajuda”, explicou Douglas em entrevista ao BuzzFeed Brasil.
Douglas conta que a maior queixa de seus pacientes é que amigos e familiares não entendem o que eles estão passando. “Quis mostrar visualmente essa angústia para quem nunca a sofreu”, explicou.
A desinformação sobre a doença pode ser fatal. Sem saber que existe ajuda, as pessoas que sofrem com o problema se sentem sem saída.
Douglas conta que também já sofreu de depressão e foi o modelo das próprias fotos.
“As pessoas não sabem que tem tratamento, entendem como fraqueza. Os números só aumentam e isso não é tratado como caso de saúde pública”.
O suicídio é a segunda causa de mortes de jovens no mundo, perdendo apenas para mortes em acidentes de trânsito, segundo uma série de estudos de 2012 publicados na “Lancet”, um periódico médico.
A inspiração para a estética das fotos veio do trabalho da fotógrafa americana Brooke Shaden e o ensaio foi realizado com o fotógrafo Leomax Lester.
A ideia de fazer o ensaio veio de uma vivência também na arte. “Sou psicólogo clínico há sete anos e sempre fiz teatro. Queria me manifestar de forma artística sobre a importância de cuidar da saúde mental”, disse.
Douglas também usa seu Instagram para tentar aproximar a psicologia das pessoas. “Tento desmistificar a ideia de que psicólogos só são necessários em casos extremos. A psicologia pode ajudar as pessoas em tudo. O ciumento, o inseguro, o ríspido, o que posterga, também podem se beneficiar”, diz.
Nossa missão é cuidar de você… Sua saúde mental importa, e é um bem essencial!
Conte com a gente.