Resoluções de Ano Novo… Você já fez as suas?

Home / Resoluções de Ano Novo… Você já fez as suas?

Resoluções de Ano Novo… Você já fez as suas?

Estamos nos despedindo de mais um ano… Chegou a hora daquela correria para comprar os presentes, de preparar a ceia e comemorar o fechamento de mais um ciclo. Junto com tudo isso, temos as resoluções de Ano novo. Refletir sobre o ano que passou e planejar aquele que se anuncia é uma prática comum a muitas pessoas. O fim do ano é tempo favorável para novos planejamentos, tomada de decisões, afinal, sempre fazemos nem que seja um breve balanço do ano que passou.

É bastante comum fazer listas enormes com hábitos mais saudáveis que deseja criar ou abandonar aqueles que são prejudiciais, mas nem sempre as famosas listas serão cumpridas à risca. Um estudo realizado na Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra pelo psicólogo britânico Richard Weiseman. comprovou que apenas 10% das pessoas conseguem cumprir as resoluções de fim de ano e ainda, a diferença entre homens e mulheres na hora de definir e colocar em prática suas metas para o ano novo.  Para que as suas não fiquem abandonadas na gaveta e percam toda a motivação inicial, aqui vão algumas dicas que podem ser úteis:

Autoconhecimento

Conheça seus limites, horários, gostos e até onde realmente está disposto a ir para alcançar seu objetivo. Muitas vezes precisará abrir mão, experimentar o novo com o foco de uma vida mais saudável. Muitas resoluções se perdem logo de cara, apesar de toda a animação e esperança ao escrevê-las, ficam pelo caminho, então saiba diferenciar a motivação inicial do propósito em si. Aquilo que realmente vai precisar de um esforço para ser alcançado.

Trace metas reais e alcançáveis

Um dos motivos pelos quais as pessoas desistem na hora de adquirir um hábito saudável é traçar uma meta muito distante e praticamente impossível de realizar ou deixam correr solto e não visualizam mentalmente os passos que precisam dar para que possa parar de fumar, por exemplo. Depois de escolhida a sua meta, tenha certeza de que ela é realmente sua e não está fazendo porque a família, namorado ou pessoas no trabalho acham que você deveria.  Precisa partir de você e somente de você o desejo por mudanças, caso contrário, as chances de desistir no meio do caminho são grandes. É preciso entender o porquê você quer alcançar aquela meta.

Seja o mais específico possível no seu objetivo

Se você procurar pela internet, certamente vai encontrar matérias com as resoluções mais comuns de fim de ano, e “perder peso” está entre elas. Porém esse objetivo isolado pode ser muito vago. Especifique o máximo que puder, trace metas, metas intermediárias e o processo pelo qual você deverá passar até alcançá-las. Destrinche o máximo que puder cada resolução e vá acompanhando sempre até chegar lá.

Foque nos objetivos que são mais importantes para você, aquela velha história, não tente carregar o mundo nas costas. As mudanças exigirão tempo, dedicação e muito esforço, por isso, foque naquelas que realmente lhe trarão mais qualidade de vida.

Considere o tempo que precisará dedicar a esta resolução

Caso queira emagrecer, considere o tempo que precisará para se exercitar mais, ir à feira, preparar suas refeições, etc… Reorganize sua agenda para dar conta de tudo. Você pode lançar mão das tradicionais agendas, planners, e até apps para se organizar e criar um novo hábito.

Monitore seu progresso

Se sua meta é emagrecer, vá avaliando o quanto evoluiu ao longo do processo. Você traçou metas intermediárias, lembra? Então avalie sua evolução! Hoje existem até aplicativos que fazem isso por você. Transformar em gráficos pode ser uma maneira de te motivar ainda mais.

Se você pretende adquirir um hábito saudável como se exercitar mais, emagrecer, parar de fumar, é necessário que você também mude sua forma de pensar, já sabemos que o hábito se cria com a repetição e o treinamento do cérebro.

 

Tirar aquele velho projeto da lista é possível, desde que haja persistência, planejamento e uma vontade genuína de mudar e ter uma vida mais saudável. Felizmente, hoje em dia contamos com vários dispositivos que nos auxiliam e tornam o processo de mudança e adaptação mais fácil. Caso tenha dificuldades, não hesite em buscar ajuda de profissionais: psicólogos, nutricionistas, médicos, grupos de apoio, etc… Vai perceber que no fim, vale a pena.

 

Encerro com este pequeno poema de Drummond sobre Ano Novo:

Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.”

Carlos Drummond de Andrade, “Receita de Ano Novo”.


Equipe de Psicologia - Clínica Basiléia

Referências Bibliográficas:

Carlos Drummond de Andrade , “Receita de Ano Novo”. Editora Record. 2008.

ANDRADE, D. M. ; REGIS NETO, D. M. . Liberdade e autocontrole. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Universidade de Toronto. Disponível em: <http://www.research.utoronto.ca/why-cant-i-keep-my-new-years-resolution/>. Acesso em 05 de dezembro de 2021.

BBC BRASIL. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2007/12/071228_promessafimdeano_np.shtml . Acesso em 09/12/2021


 

Veja outros artigos em nosso Blog

 


Está sofrendo com problemas psicológicos? Fale com um de nossos especialistas :

Clínica de Psicologia Basiléia

  • Posts Recentes


Nossa missão é cuidar de você… Sua saúde mental importa, e é um bem essencial!
Conte com a gente.

Deixe Seu Comentário Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir conversa
Olá 👋
Podemos te ajudar?