Quem tem a Síndrome do Pânico geralmente busca tratamentos conjugados de psicoterapia e medicação, além dos tratamentos alternativos, que ajudam a pessoa a superar a doença de uma forma mais branda e com menos sofrimento. Mas pouca gente entende o porquê da doença. Por isso, é tão importante apostar na psicoterapia para quem tem a Síndrome do Pânico.
Conviver com as crises e os sintomas da Síndrome do Pânico não é nada fácil. Principalmente porque a crise de pânico causa diversos sintomas físicos que se originam de uma intensa ansiedade, levando a uma situação de medo de morte iminente, causando um verdadeiro terror na mente da pessoa.
A importância da Psicoterapia
Na psicoterapia especializada, o indivíduo que tem a síndrome do pânico, aprende diversas técnicas de relaxamento e descobre qual é a origem de suas crises. Trabalhar o lado psicológico é algo extremamente importante, para que a pessoa aprenda a lidar com o problema da melhor forma possível e assim possa superá-lo de forma definitiva.
Infelizmente, muitas pessoas, seja por ignorância ou falta de informação, creem que o tratamento medicamentoso é o único necessário para a cura da Síndrome do Pânico. O problema é que o tratamento é realizado com remédios controlados que, mais cedo ou mais tarde, terão de ser retirados, para que o paciente possa ter uma vida normal. E, quando mal administrada, a medicação só serve para mascarar o sofrimento da pessoa, ao invés de acabar com ele.
Mas, se essa pessoa volta à vida normal sem ter descoberto a causa das crises, as chances de recaída são muito maiores, pois o indivíduo não entende o que está acontecendo em sua própria cabeça. Por isso que a psicoterapia é tão importante para complementar o tratamento médico.
Objetivos da Psicoterapia
– Auxiliar no tratamento medicamentoso
– Descobrir a causa das crises
– Estudar soluções para a ansiedade excessiva e aprender a lidar com ela
– Superar traumas psicológicos
– Aprender a se controlar em momentos de crise
– Desativar os gatilhos que desenvolvem as crises de pânico
– Exercitar a tolerância e a paciência
A combinação da psicoterapia com a medicação é a melhor solução para o tratamento da Síndrome do Pânico e para superação definitiva do problema.
Fonte: Site Síndrome do Pânico
Nossa missão é cuidar de você… Sua saúde mental importa, e é um bem essencial!
Conte com a gente.