Psicoterapia e medicação

Home / Psicoterapia e medicação

Nesse tópico trataremos um pouco sobre a medicação: quando, como e por que os remédios são receitados em alguns casos e em outros não? Vale lembrar que, de acordo com a legislação vigente em nosso país, somente os médicos estão autorizados a receitar determinadas drogas.

Os psicólogos, ao perceberem a necessidade de medicação, devem encaminhar o seu paciente a um psiquiatra que possa avaliar o caso e ministrar o medicamento.

Psicoterapia e Medicação

No Brasil, lamentavelmente, a automedicação se tornou uma questão cultural. Muitos enxergam no medicamento o alívio imediato para suas dores, tristezas, ansiedades e medos.

Por este motivo, acabam tomando remédios sem a devida prescrição médica. Este tipo de atitude pode ter várias consequências graves.

No caso de distúrbios psicológicos, os medicamentos sugeridos por amigos e até mesmo por farmacêuticos, clínicos e enfermeiros podem não ser eficazes porque estas pessoas não possuem o conhecimento necessário para tratar destes casos, que na maioria das vezes precisam de psicoterapia.

E, em algumas ocasiões, a psicoterapia deve ser complementada com remédios receitados por psiquiatras.

Abrir conversa
Olá 👋
Podemos te ajudar?