A síndrome de Asperger é um transtorno do espectro autista, um grupo de condições que incluem autismo e outros transtornos com sintomas similares, como problemas com linguagem e comunicação, e padrões repetitivos ou restritivos de raciocínio ou comportamento.
Pessoas com síndrome de Asperger têm problemas similares ao autismo em áreas de interação social e comunicação, porém possuem inteligência normal e habilidade verbal. A síndrome de Asperger é muitas vezes vista como a forma mais leve dos transtornos de espectro autista.
Sintomas da síndrome de Asperger
Um dos sintomas mais distintos da síndrome de Asperger é ter interesse obsessivo em um único tópico ou objeto, de forma que a pessoa ignora outros objetos, tópicos ou pensamentos.
Diferente de algumas crianças com transtornos de espectro autista, as com síndrome de Asperger tendem a ter bom vocabulário e habilidade com a gramática. Porém, crianças com síndrome de Asperger geralmente têm outros problemas de linguagem, como ser muito literal e ter problemas para entendem comunicações não-verbais, como a linguagem corporal.
Outros sintomas da síndrome de Asperger podem incluir:
* Rotinas e rituais obsessivos.
* Problemas de capacidade motora, como movimentos desajeitados ou descoordenados.
* Problemas de interação social, especialmente relacionados à comunicação com outras pessoas.
* Sensibilidade a informação sensorial, como luz, som, textura e gosto.
Tratamento para síndrome de Asperger
Não existe cura para síndrome de Asperger, porém as pessoas que sofrem desse transtorno podem ter vida plena e feliz, especialmente se tiverem tratamento precoce.
O tratamento pode incluir treinamento de habilidades sociais e educacionais. O tratamento também pode incluir terapia comportamental e medicamento para condições relacionadas.
Fonte: CopacabanaRunner
Nossa missão é cuidar de você… Sua saúde mental importa, e é um bem essencial!
Conte com a gente.