Certo grau de falta de atenção e “agitação” ocorre normalmente entre as pessoas, entretanto, quando tal desatenção e hiperatividade interferem na funcionalidade relacional do indivíduo, na escola, no trabalho, podemos estar lidando com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Esta doença aparece em cerca de 3 a 5% das crianças em idade escolar (5 a 10 anos), e sua manifestação é de 4 a 9 vezes mais comum no sexo masculino/
O problema se evidencia, mais comumente, quando a criança ingressa na escola, pois seu ajustamento social e escolar fica seriamente prejudicado pela doença
A característica geral; e que a pessoa é muito, mas muito distraída, e excessivamente agitada, bem além do comum, e isto causa problemas de ajustamento e produtividade.
Atente para alguns dos sinais da hiperatividade:
- Frequência de esquecimento nas atividades diárias
- Fácil distração por qualquer estímulo
- Perda frequente de objetos
- Resistência em executar tarefas que exijam esforço mental prolongado (tarefas escolares, deveres de casa, etc.)
- Dificuldade em organizar-se em tarefas e/ou deveres
- Não conclusão de tarefas (deveres inacabados, tarefas domésticas incompletas, deveres profissionais inconclusos)
- Dificuldade em focar-se em detalhes, comete erros por descuido
- Fala em exagero
- Frequentemente hiper-excitada (o)
- Dificuldade para calar-se ou brincar/trabalhar em silêncio
- Constante agitação das mãos/pés
- Dificuldade de ficar parado
- Responde precipitadamente a perguntas
- Dificuldade de aguardar a própria vez de falar ou fazer algo
- Intromissão em assuntos/brincadeiras dos outros
O diagnóstico e tratamento da doença são importantíssimos para que a criança ou adolescente/adulto possa mostrar seu verdadeiro valor e potencial na vida, pois os sintomas deste transtorno inviabilizam a autorrealização e a produtividade.
O diagnóstico pode ser feito pelo pediatra, psiquiatra ou por psicólogo.
O tratamento envolve o uso de medicação e psicoterapia.
Por Chirley Sato – Psicóloga CRP 04/10289
A Psicóloga e Teóloga Chirley Sato tem ampla experiência clínica, graduada em 1981 pela PUC-Campinas, pós-graduada em Metodologia do Ensino e Processos de Aprendizagem, e é bacharel em Teologia pela Faculdade Batista de Minas Gerais, com especialização em Capelania Hospitalar.
Realiza atendimentos de Terapia de Casal com metodologia própria, e Terapia Familiar, com atendimentos na linha Analítica. Tem vasta experiência na área da Psicologia Clínica, e é especialista em atendimentos de transtornos da personalidade, como Depressão , Ansiedade, Síndrome do Pânico, Transtornos Obsessivos Compulsivos, Síndrome de Burnout, etc.
Presta atendimento psicológico presencial no B. Castelo, em Belo Horizonte.