Fisioterapia para gestantes: exercícios que melhoram a circulação e a postura

Home / Fisioterapia para gestantes: exercícios que melhoram a circulação e a postura

Fisioterapia para gestantes: exercícios que melhoram a circulação e a postura

Inchaço, dores nas pernas e na coluna. Esses são alguns incômodos que as gestantes enfrentam durante a gravidez, principalmente na reta final, quando a barriga já está enorme. Esperando por suas gêmeas, Ivete Sangalo incluiu a fisioterapia em sua rotina. Três vezes por semana, a cantora faz sessões de massagem linfática, que ajuda a eliminar a retenção de líquido.

— As grávidas acabam retendo muito líquido durante a gestação. O recomendado é fazer uma drenagem superficial, para que ela possa se sentir mais leve. A massagem modeladora não é aconselhável para gestantes, pois os movimentos são mais fortes e profundos, com intuito de atingir camadas mais internas da pele — orienta o fisioterapeuta Sandro Raad.

 

Mesmo sendo exercícios simples e que podem ser praticados em casa, é importante que a gestante receba a liberação do médico que acompanha a gravidez para praticar qualquer atividade física.

 

— A decisão deve ser tomada em conjunto e será avaliado caso a caso. A maioria das gestantes pode fazer exercícios físicos, mas não todas. Precisamos ser cautelosos. No pré-natal conseguimos fazer uma boa avaliação — alerta Mariana Conforto, ginecologista e obstetra da Perinatal.

Os benefícios para as grávidas que resolvem sair do sedentarismo são enormes: vão desde alívio das dores da gestação até uma melhor recuperação após o parto.

— A gestação provoca estresse para o corpo porque gera um sobrepeso. Eu sempre recomendo exercícios de relaxamento e alongamento — diz Sandro.

 


Por: Evelin Azevedo - Fonte: Extra

Agende seu horário para Fisioterapia

ou

Conheça outras Especialidades

Deixe uma resposta

Copiar
%d blogueiros gostam disto: