Então, como você se mantém calmo, composto e mantém a autoestima em um ambiente difícil? Aqui estão algumas dicas que você pode considerar como um guia inicial para o autoaperfeiçoamento.
Imagine-se como um dardo. Tudo e todos os outros ao seu redor podem se tornar dardos, em um ponto ou outro. Esses dardos destruirão sua autoestima e o derrubarão de maneiras que você nem se lembrará. Não deixe que eles o destruam ou tirem o melhor de você. Então, quais dardos você deve evitar?
Dardo # 1: ambiente de trabalho negativo
Cuidado com a teoria do “cachorro come cachorro”, onde todo mundo está lutando apenas para chegar à frente. É aqui que as pessoas não apreciativas geralmente prosperam. Ninguém apreciará suas contribuições, mesmo se você perder o almoço e o jantar, e ficar acordado até tarde. Na maioria das vezes, você trabalha demais sem obter ajuda das pessoas envolvidas. Fique fora disso, isso vai arruinar sua autoestima. A concorrência está em jogo em qualquer lugar. Seja saudável o suficiente para competir, mas em uma competição saudável.
Dardo # 2: Comportamento de outras pessoas
Fofoqueiros, chorões, hipócritas, atiradores furtivos, pessoas feridas, controladores, reclamões… todos esses tipos de pessoas apresentam más vibrações para sua autoestima e para seu autoaperfeiçoamento.
Dardo # 3: Mudando o Ambiente
Você não pode ser um inseto verde em um campo marrom. As mudanças desafiam nossos paradigmas. Ele testa nossa flexibilidade, adaptabilidade e altera a maneira como pensamos. As mudanças dificultam a vida por um tempo, podem causar estresse, mas nos ajudarão a encontrar maneiras de melhorar a nós mesmos. A mudança estará lá para sempre, devemos ser suscetíveis a ela.
Dardo # 4: Experiência Passada
Não há problema em chorar e dizer “ai!” quando sentimos dor. Mas não deixe que a dor se transforme em medo. Pode agarrá-lo pela cauda e balançá-lo. Trate cada falha e erro como uma lição.
Dardo # 5: Visão negativa do mundo
Veja o que você está vendo. Não se envolva com todas as negatividades do mundo. Na construção da autoestima, precisamos aprender a tirar o melhor proveito das piores situações.
Dardo # 6: Teoria da Determinação
Diz-se que a maneira como você é e suas características comportamentais são um produto final misto de suas características herdadas (genética), sua educação (psíquica) e seu ambiente, como seu cônjuge, empresa, economia ou círculo de amigos. Você tem sua própria identidade. Se seu pai é um fracasso, isso não significa que você também deve ser um fracasso. Aprenda com a experiência de outras pessoas, para que você nunca precise encontrar os mesmos erros.
Às vezes, você pode querer saber se algumas pessoas nascem líderes ou pensadores positivos. NÃO. Ser positivo e permanecer positivo é uma escolha. Construir autoestima e traçar linhas para o autoaperfeiçoamento é uma escolha, não uma regra ou um talento. Deus não desceria do céu e diria a você: “Agora você tem permissão para criar autoestima e melhorar a si mesmo”.
Na vida, é difícil permanecer firme, especialmente quando as coisas e as pessoas ao seu redor continuam puxando você para baixo. Quando chegarmos ao campo de batalha, devemos escolher a bagagem certa a ser trazida e as armaduras a serem usadas, e escolher as que são à prova de balas. As opções da vida nos dão várias outras opções. Ao longo da batalha, seremos atingidos e machucados. E usar uma armadura à prova de balas significa, idealmente, “mudança automática”. O tipo de mudança que vem de dentro. Voluntariamente. A armadura ou a mudança pessoal mudam três coisas: nossa atitude, nosso comportamento e nossa maneira de pensar.
Criar autoestima acabará por levar ao autoaperfeiçoamento se começarmos a ser responsáveis por quem somos, o que temos e o que fazemos. É como uma chama que deve se espalhar gradualmente como um fogo, por dentro e por fora.
Quando desenvolvemos autoestima, assumimos o controle de nossa missão, valores e disciplina. A autoestima gera auto-aperfeiçoamento, verdadeira avaliação e determinação. Então, como você começa a colocar os blocos de construção da autoestima? Seja positivo. Seja contente e feliz. Seja grato. Nunca perca uma oportunidade de elogiar. Uma maneira positiva de viver o ajudará a criar auto-estima, seu guia inicial para o auto-aperfeiçoamento.
Abraços,
Está sofrendo com problemas psicológicos ? Fale com um de nossos especialistas :
Clínica de Psicologia Basiléia
Nossa missão é cuidar de você… Sua saúde mental importa, e é um bem essencial!
Conte com a gente.