Confira 7 dicas de como buscar um psicólogo:
Dica 1. Busque referências de amigos ou familiares:
Se você tem algum amigo ou familiar que esteja fazendo ou já tenha passado por um processo de terapia, pergunte se ele gosta do psicólogo. Uma boa referência pode ser o primeiro passo para encontrar um profissional que o agrade. Caso encontre referências negativas, descarte e procure por outras.
Dica 2. Pesquise em Associações de classe, institutos e, universidades:
Você pode encontrar referências de bons psicólogos junto às entidades de classe do ramo, institutos de psicologia ou mesmo universidades. Lembre-se de que você precisa de um bom terapeuta e não um que seja conveniente. Nem sempre os dois conceitos andam juntos.
Dica 3. Busque pela Internet:
Na internet, você encontra vários sites de institutos e clínicas de psicologia onde pode obter indicações de profissionais próximos a você e que atendam na modalidade que você necessita, seja porque você está procurando um psicólogo em São Paulo ou em outra região.
Nestes sites, você normalmente pode ler o histórico profissional do psicólogo e identificar características do trabalho que o agrade.
Dica 4. Cuidado ao julgar pela aparência:
Algumas pessoas ainda se deixam levar pela aparência, na hora de procurar na Internet. Tenha um pouco de atenção caso fotos dos psicólogos estejam disponíveis. Procure usar a sua intuição se este for o critério de escolha.
Fotos muito glamurosas, em momento de lazer ou descontração, não combinam com perfil profissional. Volte sua atenção para fotos profissionais e cujo semblante inspire confiança.
Dica 5. Melhor homem ou mulher?
Para algumas pessoas, não faz a diferença serem tratadas por homem ou mulher. Mas, se no seu caso existe preferência, até mesmo para deixá-lo mais à vontade para as conversas e emoções que certamente virão à tona durante a terapia, então procure o gênero que irá lhe proporcionar maior liberdade.
Dica 6. Qual a metodologia?
Aqui é um ponto um pouco mais difícil, porque talvez você não tenha conhecimento de que linha e abordagem o seu psicólogo deve seguir dentre as muitas que existem. Depende muito do problema que o está levando a procurar um psicólogo.
No caso de dúvida, não hesite em conversar e perguntar qual abordagem de tratamento o profissional que você está contatando segue e se ela se enquadra ao seu caso.
Dica 7. Faça contato:
Quando encontrar um psicólogo do seu agrado, ligue para ele e faça contato. Uma primeira conversa ao telefone servirá para tirar muitas dúvidas e mostrar se ele é indicado para o seu caso. Algumas perguntas são importantes neste primeiro contato, como por exemplo:
- Em que instituição ele estudou?
- Qual a especialidade?
- Já tratou de alguém com o mesmo problema que você?
- Qual é experiência dele?
- Qual o valor da consulta?
- Aceita algum convênio médico?
- Quais são os planos de pagamento para o tratamento?