Aspectos Práticos da Psicoterapia

Home / Aspectos Práticos da Psicoterapia

Você já decidiu que fará consultas e escolheu o profissional responsável pelo tratamento, mas, antes do primeiro encontro para determinar o início do atendimento com o psicólogo, é necessário observar as condições financeiras e as mais variadas formas de pagamento para realizar o tratamento.

Formas e condições de pagamento:

Veja, a seguir, quais são os principais meios que você poderá utilizar para custear a manutenção da terapia com um psicólogo.

Particular:

Se você vai realizar o tratamento de forma particular, verifique com o psicólogo qual o valor das consultas e as condições de pagamento antes de marcar a sua consulta. Se vale a pena pagar a cada sessão ou se o pagamento à vista ou de uma parte maior garante algum desconto.

Veja se o pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou apenas em dinheiro ou depósito bancário. Muita gente não gosta de falar em dinheiro, mas a questão do pagamento é um ponto importante ao começar a terapia.

Plano de Saúde:

Muitos planos de saúde oferecem reembolso para consultas de psicoterapia. Verifique no seu cartão do plano o telefone de contato e tire suas dúvidas, observando:

  • Se o plano cobre este tipo de tratamento;
  • Se você pode livremente escolher o profissional. Peça uma lista de psicólogos credenciados para que você possa fazer sua escolha;
  • Quais os tipos de tratamento que são cobertos e quais os que não possuem cobertura?
  • O sistema é com coparticipação, ou seja, você terá que pagar uma parte ou o plano cobre todos os custos?
  • No caso de coparticipação, qual o percentual que você deverá pagar e como será realizado este pagamento: à vista ou em parcelas à medida que o tratamento acontece?
  • Existe um limite para o tempo de tratamento ou número de sessões? Esta informação é importante porque a psicoterapia pode se prolongar por um tempo maior do que o previsto inicialmente.

SUS – Sistema Único de Saúde

O SUS cobre os custos do tratamento que você necessita? O sistema disponibiliza o atendimento com o profissional que você escolheu ou você terá que optar por algum psicólogo indicado pelo sistema?

Você tem condições de aguardar até a disponibilidade de vaga para consulta, o que pode ser bastante demorado via SUS, ou sua necessidade é urgente? Neste caso é melhor procurar por outras opções de pagamento.

Seguro saúde:

Algumas companhias de seguro disponibilizam o atendimento de saúde mental quando a necessidade for comprovada. Vale primeiramente conhecer quais são as condições impostas pela sua companhia e ver se o seu caso está dentro das restrições ou se você poderá utilizar este recurso para custear a terapia.

Benefício trabalhista:

Algumas empresas, dependendo do caso, podem custear programas de assistência psicológica a seus colaboradores e dependentes. Vale pesquisar se a empresa onde você trabalha oferece esse benefício e se o seu caso está adequado às normas de participação.

Centros comunitários:

Existem associações, centros comunitários, programas de treinamento para universitários e até clínicas que oferecem esse tipo de atendimento gratuitamente. Se você não tem condições de arcar financeiramente com a terapia, verifique se a sua cidade dispõe de algum serviço gratuito ou de baixo custo.

Abrir conversa
Olá 👋
Podemos te ajudar?