TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo

Home / TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo

TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo


O transtorno obsessivo compulsivo, ou TOC, é uma doença que mina a qualidade de vida de uma pessoa, tornando sua vida um verdadeiro tormento.

Tal transtorno caracteriza-se basicamente pela repetição incontida de gestos, rituais, pensamentos e atividades que seus portadores sabem que não fazem sentido, mas que não conseguem evitar. São compelidos a executá-las, senão são invadidos por uma ansiedade insuportável mesclada a sensações fortíssimas de que algo de terrivelmente mortal vai acontecer a si ou aos que ama. A pessoa “tem” que fazer rituais repetitivos, por mais bizarros que sejam para diminuir a ansiedade e ter “paz”. Veja alguns dos sintomas (podem variar muitíssimo!):

  • Ter pensamentos repetitivos de que pegou AIDS, ou que familiares podem pegar certas doenças;
  • Tempo exagerado para fazer tarefas corriqueiras (conferir a válvula de gás, verificar portas, conferir papéis, contar dinheiro, abrir e fechar coisas repetidamente, etc.)
  • Contar e/ou somar placas de carro sem conseguir parar de fazê-lo;
  • Ficar repetindo o refrão de uma música ou ouvindo-a em sua cabeça inúmeras vezes sem conseguir se desconcentrar
  • Ficar remoendo algo que fez, com medo de ter errado e sido interpretado mal
  • Não tocar em algumas espécies de coisas, que poderiam ter sido tocadas por pessoas doentes
  • Não comer certos tipos de alimentos, ou não ir a determinados lugares por medo de contaminação, etc.

A intromissão indesejável de um pensamento na mente, de forma insistente e repetitiva é um pensamento obsessivo. A pessoa o reconhece como ilógico, é irreal e absurdo, mas não pode controlá-lo. É esta obrigatoriedade de pensamento, quando exagerado e gerador de ansiedade e sofrimento que a torna uma doençaNa luta em evitar o pensamento obsessivo, executando padrões de comportamento absurdos, há extremo desgaste, sofrimento e estresse, e isto pode se repetir inúmeras vezes no dia, criando muitas dificuldades ao dia-a-dia da pessoa, daí sua correlação na diminuição da qualidade de vida.

O TOC é uma doença crônica e se não for tratada pode se tornar incapacitante. O tratamento consiste em terapia medicamentosa e Psicoterapia.

As compulsões são comportamentos repetitivos, intencionais, exibidos pela pessoa em resposta àquela idéia obsessiva; é executada com o objetivo de prevenir o desconforto de algo terrível por acontecer, de neutralizar este acontecimento. Tais atos são ritualísticos, padronizados e ilógicos, mas precisam ser realizados para evitar a catástrofe.


Por: Chirley Sato



Comentários

Copiar