Basiléia – Espaço Saúde e bem estar: Nutricionista

Home / Basiléia – Espaço Saúde e bem estar: Nutricionista

Basiléia – Espaço Saúde e bem estar: Nutricionista

Porque devo procurar uma nutricionista?

O nutricionista clínico é aquele que vai trabalhar priorizando a individualidade (em todos os aspectos – bioquímicos, físicos e emocionais) de seus pacientes, com o principal objetivo de garantir uma alimentação adequada que favoreça uma boa qualidade de vida!

Através da assistência dietoterápica o profissional irá prescrever, planejar, analisar, supervisionar e avaliar planos alimentares para enfermos e sadios.

Então além de montar planos alimentares, o nutricionista também realiza o diagnóstico nutricional e a educação alimentar e nutricional dos pacientes, visando recuperar o estado nutricional e promover uma prática de hábitos alimentares saudáveis, aplicados e relacionados à complicação de saúde que o indivíduo apresente.

 

No consultório a nutricionista irá:

– Avaliar o estado nutricional do paciente, a partir do diagnóstico clínico, exames laboratoriais, anamnese alimentar e exames antropométricos;
– Estabelecer o plano alimentar do paciente, fazendo as adequações necessárias;
– Solicitar exames complementares para acompanhamento da evolução nutricional do paciente, quando necessário;
– Prescrever complementos nutricionais, quando necessário;

– Orientação nutricional a todas as faixas etárias;
– Registrar em prontuário do paciente a prescrição dietoterápica, a evolução nutricional, as intercorrências e a alta em nutrição;
– Desenvolver e fornecer receituário de preparações culinárias
– Promover orientação e educação alimentar e nutricional aos pacientes e familiares.

 

 

Reeducação nutricional

A melhor maneira de emagrecer sem correr o risco de engordar novamente é fazer uma reeducação alimentar para poder comer de tudo, mas na medida certa, sem ter que recorrer a remédios para emagrecer ou cirurgia, alcançando resultados definitivos.

A reeducação alimentar é, sem dúvida, a melhor receita para emagrecer com saúde e para sempre, e consiste em comer alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e carnes magras ao invés de bolos, biscoitos, refrigerantes, sanduíches e comidas “pesadas”, como feijoada, frituras e lasanha, por exemplo.

Para o sucesso do seu plano é muito importante também ingerir no mínimo 2 litros de água por dia, comer de 3 em 3 horas e sempre que possível praticar uma atividade física que lhe agrade.

 

Plano alimentar x Dieta

A reeducação alimentar é a introdução de hábito alimentares saudáveis, hábitos que a pessoa esqueceu ou que simplesmente nunca adquiriu, mas que passarão a fazer parte do seu dia-a-dia, é uma conscientização de suas escolhas que vai durar por toda a vida e poderá comer de tudo, sem exageros, sem preocupações, balanceados e nutritivos. É comprovado que o emagrecimento através da reeducação alimentar é saudável, duradouro, apesar de ser um pouco mais longo.

A dieta é sempre muito restritiva tanto com relação ao aporte calórico, quanto a variedade e quantidade de alimentos a ser ingeridos, não leva em consideração o estilo de vida do paciente, peso, idade, sexo, profissão, necessidade de macro e micronutrientes, enfim não é personalizada, nem individual, daí também a dificuldade de ser seguida a longo prazo. O paciente virá refém da dieta pois emagrece enquanto segue a dieta, quando para volta a comer errado e ganha todo o peso perdido. O famoso efeito sanfona. Sem contar que este é prejudicial à saúde devido as restrições.

 

IMC

IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal que serve para avaliar o peso do indivíduo em relação à sua altura, e assim indicar se está dentro do peso ideal, acima ou abaixo do peso desejado.

Estar dentro do peso certo é importante porque estar acima ou abaixo peso influencia na saúde, aumentando o risco de doenças como desnutrição quando se está abaixo do peso, e AVC e infarto, quando se está acima do peso.

Assim, é comum os médicos, enfermeiros e nutricionistas avaliarem o peso da pessoa nas consultas de rotina para verificar a possibilidade de doenças a que a pessoa pode estar predisposta.

 


Por Ana Luisa Araújo - Nutricionista da Equipe Basiléia

 


Informe-se, Agende já seu horário e ganhe mais qualidade de vida!


 

 

Deixe uma resposta

Copiar
%d blogueiros gostam disto: